Você sabe motivar a sua equipe de vendas? Criar ações para incentivar a área comercial é fundamental para que as pessoas estejam engajadas nas metas e comprometidas com os resultados que a empresa almeja.
No post de hoje, confira 5 estratégias essenciais para fortalecer o seu time e gerar bem-estar, indo além das tradicionais campanhas de incentivo financeiro.
Por que dar atenção ao nível de satisfação das pessoas?
Na última década, pesquisas têm mostrado que, se priorizarmos a nossa saúde, teremos consequentemente um alto desempenho profissional. De acordo com um estudo da Gallup, empresas com colaboradores felizes têm 50% menos acidentes laborais.
Já uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que profissionais satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.
Com 30 anos de atuação e aplicação de pesquisas de clima, o GPTW chegou a outros dados importantes, que comprovam o quanto o melhor lugar para trabalhar pode ser excelente para o negócio. Em empresas que cultivam a boa gestão do clima, a comunicação assertiva e a confiança, por exemplo, a rotatividade é três vezes inferior ao restante de mercado.
Por isso, afirmamos que, embora o prêmio financeiro seja a preferência de muitos vendedores, é um erro usar a maior parte ou todo o orçamento nesta única ação. Hoje, também é preciso olhar com muita atenção para a saúde, o bem-estar de todos e criar projeto que estimulam o sentimento de pertencimento, segurança e propósito.
Como criar este ambiente saudável e que traz resultados?
Para fortalecer a sua equipe de vendas, listamos 5 estratégias essenciais:
1-Invista em Educação Corporativa
A equipe de vendas se sentirá mais realizada quando tiver oportunidade de aprender e evoluir. Entre os temas podem ser trabalhados, explore: técnicas de venda, liderança, comunicação assertiva, oratória e negociação.
Desenvolva também as soft skills, habilidades socioemocionais exigidas atualmente. Fornecer treinamentos mostrará ao time que a empresa está interessada na evolução de todos.
2- Reconheça e valorize
A equipe comercial é muito cobrada pelos resultados, mas nem sempre é reconhecida pelas qualidades que tem, os desafios que supera e as conquistas que traz. Torne o reconhecimento uma prática constante.
3-Crie a cultura de celebração
A celebração e a gratidão precisam fazer parte da cultura da organização assim como já fazem parte da vida das pessoas no dia a dia. Celebrar preenche e engaja os vendedores para assumir novos desafios.
Clique aqui e veja 6 práticas para cultivar essa estratégia.
4-Estabeleça metas inteligentes
São aquelas que seguem o conceito S.M.A.R.T. Devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes, com tempo definido.
5-Aprimore a comunicação
Sem uma boa comunicação, é impossível manter um time integrado e motivado. Por isso, crie rituais de conexão entre as pessoas, abra espaço para o diálogo, a escuta ativa e a empatia.
Para que as mensagens fluam e a equipe esteja bem-informada constantemente, estabeleça canais para compartilhar conteúdo: newsletters, e-mails, rede social ou até mesmo faça um mural presencial.
Esperamos que essas sugestões fortaleçam a sua liderança e o seu time comercial.
Quer saber mais sobre como colocar essas ferramentas em ação? Entre em contato e conte com o nosso time de traines especialistas nos assuntos.